Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Do "Discurso do Rei" às Roupas das Rainhas e Princesas

Um dos grandes filmes dessa temporada e com muitas indicações ao Oscar 2011 é  O Discurso do Rei  com a brilhante interpretação de Colin Firth no papel do Rei George VI.  Aliás, o ator já levou os prêmios do  Globo de Ouro e o BAFTA pela atuação dramática no papel do rei gago que se viu obrigado a assumir o trono inglês depois que seu irmão mais velho, Edward,  renunciou à coroa  para ficar com a americana divorciada Wallis Simpson.


Colin Firth como o Rei George VI e Helena Bonham Carter como sua esposa, Elizabeth.

Ao assistir o filme é muito fácil nos transportarmos para o universo da monarquia inglesa através de uma  viagem no tempo dos reis, rainhas, princesas, castelos, e, claro, suas roupas, adornos e todo o luxo e cerimonial que lhes é peculiar.  É sobre esse fantástico mundo da realeza britânica que quero falar um pouquinho nesse post, principalmente de algumas mulheres importantes ligadas diretamente ao Rei George VI.

Começando pela esposa, Elizabeth, a rainha-mãe. Essa mulher sempre foi uma figura importante em sua vida e sempre ao seu lado, deu-lhe suporte em todos os momentos, principalmente em relação ao problema abordado no filme -  a dificuldade para se comunicar em público, a gagueira - além de  exercer uma presença forte na  Inglaterra no momento crítico da Segunda Guerra Mundial. Desde a morte de seu marido, em 1952, ela adotou o título de Rainha-Mãe e continuou presente no reinado Inglês junto com sua filha, Elizabeth II. As duas Elizabeths sempre mantiveram um estilo clássico e exclusivo ao se vestir, com discrição, mas sempre com adornos como chapéus, luvas, bolsas, jóias (claro) e muita cor. Vejamos algumas imagens:


Rainha-mãe. Que vaidosinha!



Rainha-mãe aos 100 anos de idade. Ela faleceu aos 101 em 2002.

Elizabeth II, a atual monarca britânica, aos 83 anos de idade



Elizabeth II aos 84 anos. Esse ano ela completa 85, no dia 21de abril

Sempre com seu estilo clássico e na maioria das vezes, colorido, a  rainha Elizabeth II  é assunto no mundo da moda. Em 2007 a revista Vogue a incluiu entre as 50 mulheres mais glamorosas . Chique, não? Vale a pena assistir ao filme A Rainha com a talentosa atriz Helen Mirren no papel de Elizabeth II, para conhecer um pouco sobre sua vída num dos momentos difíceis que a realeza (e o mundo) viveu: a morte da Princesa Diana em 1997.



Helen Mirren no papel da rainha Elizabeth II  de luto pela  morte da princesa Diana, em 1997

 E já que falamos dela.... a princesa Diana também foi, sem dúvida, uma das grandes mulheres da monarquia (mesmo que indiretamente) do final do século XX. Casada como príncipe Charles,a então plebeia tornou-se uma das mulheres mais marcantes não só pelo seu figurino sempre admirável, mas por suas obras humanitárias.  Não dá para esquecê-la!

Seu vestido de casamento foi um marco e inspiração no inicio da década de 1980,
com suas mangas bufantes, babados e muuuuito tecido! Que glamour!
Na sua curta vida de 36 anos, Diana enquanto princesa esteve sempre muito presente na mídia. Seus vestidos, seu cabelo, sempre foram muito comentados e imitados. Ela é considerada um ícone fashion das décadas de 80 e 90, sem dúvida. Uma de seus designers favoritas era Catherine Walker. Vejamos alguns dos modelos que a estilista, que faleceu no ano passado, fez para a princesa:






Saudades, princesa! Mas sua lembrança ficará para sempre. Para lembrar ... a música que seu amigo Elton John fez para você Candle in the Wind




Mas voltando ao Rei George VI .... não  poderia deixar de falar de uma de suas ancestrais e das mais famosas e importantes monarcas britânicas de todos os tempos: a sua bisavó a Rainha Vitória.

Foto de uma pintura da rainha Vitória em 1882. - foto: Hulton Archive/Getty Images

Um bom filme para saber mais sobre o inicio de seu reinado e apreciar o figurino (belíssimo) é  A Jovem  Rainha Vitória.


Cena de seu casamento com o príncipe Albert- seu grande amor - em fevereiro de 1840.


Eles tiveram 9 filhos e eram um modelo de família para a sociedade britânica da segunda metade do século XIX.

E de volta ao contemporâneo....

Desde o final do ano passado e principalmente agora nesse ano a familia real britânica está novamente  no alvo dos fotógrafos, estilistas, profissionais da moda e beleza, em geral, com o casamento próximo do príncipe William, filho de Charles e Diana e possível herdeiro do trono,  com Kate Middletown. Ah, a família real britânica está no facebook, é só seguir!


O vestido azul da marca Issa  London é da estilista brasileira Daniella  Issa Helayel,
 uma das preferidas da futura princesa

Desde o noivado no ano passado tem-se  falado sobre o que a princesa vai vestir/ usar no casamento real que acontecerá em 29 de abril de 2011.

E a historia vai e vem.... Lembram de Wallis Simpson, aquela que foi a causa da abdicação do trono de Edward VIII? Pois bem, já disseram que o vestido que Kate usou no noivado foi inspirado nela. O que acham?


Kate  á esquerda e Wallis à direita

A pop star Madonna está preparando um filme sobre Wallis Simpson, em que ela mesma fará o papel da americana que causou um mal-estar na realeza britânica e acabou contribuindo para uma mudança em toda a história da linha de sucessão da coroa, fazendo com que o tímido Bertie se tornasse o rei George VI. Vale a pena assistir ao filme "O Discurso do Rei" para entender um pouco desse momento além de apreciar a belíssima e sensível interpretação de Colin Firth e também de Helena Bonham Carter como sua esposa Elizabeth, além  do talentoso Geoffrey Rush que faz o  terapeuta e amigo do rei, Lionel Logue.

E no próximo domingo, dia 27 de fevereiro, todos os holofotes estarão voltados para o tapete vermelho, com a entrada das celebridades e seus vestidos e estaremos torcendo pelas premiações. And the Oscar goes to...

Até mais!
Luciana

Um comentário:

Elaine Cuencas disse...

Qua aula de realeza!!! Adorei! E ao filme também, é claro!!!