Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A moda de cada um

Ainda vamos ouvir falar muito dele e de suas obras que estarão presentes em nossas vidas para sempre. Mas nesse post eu quero falar sobre o estilo próprio de se vestir de Steve Jobs, muito peculiar para dizer a verdade.

Steve Jobs em 2008
Jobs sempre aparecia em público com o mesmo tipo de roupa: blusa preta de gola rolê (turtleneck) e calça jeans. E de onde veio isso? Em sua biografia oficial a ser lançada ainda esse ano o autor Walter Isaacson  conta  sobre essa curiosidade. 

Inspirado em empresas japonesas onde os funcionários usavam uniformes que se tornavam a marca registrada e de identidade de cada empresa, Jobs tentou fazer o mesmo na Apple e pediu ao estilista japonês Issey Miyake que criasse uniformes. Essa ideia não agradou ao pessoal da Apple e a história dos uniformes para os funcionários foi abandonada. Mas Jobs não desistiu da ideia e decidiu que ele poderia ter uma roupa própria,  um uniforme, pela conveniência, praticidade e também para criar uma “marca pessoal”.

Jobs e Bill Gates em 2007
Jobs pediu a Miyake algumas camisetas  turtlenecks de manga longa em cores variadas. O estilista mandou para ele centenas de camisetas, mas a cor preta tornou-se a favorita de Jobs. E esse estilo pegou. Em todas as imagens que vemos dele lá estão as camisetas pretas, o jeans e o tênis.
E essa opção pelo guarda-roupa da Mônica parece que é também de Mark Zuckerberg, o criador do Facebook. Nas duas fotos ao lado, com um intervalo de 1 ano, ele aparece praticamente vestido da mesma forma: camiseta cinza, calça jeans e tênis. Zuckerberg vai até a eventos sociais vestido assim e já recebeu o título de "o mais mal vestido". Acho que ele não está se importando muito com isso, não?


E deve haver muitas pessoas que fazem essas escolhas por uma série de razões ou, às vezes, podem ser manias mesmo.


Um nome bem famoso na história ocidental e ainda dentro dessa categoria gênios criadores que também compartilha essa característica fashion é Albert Einstein. Ele sempre usava o mesmo tipo de roupa. Tinha  7 ternos no armário, todos idênticos. Ele dizia que não queria gastar energia preocupando-se com o que vestir. Tinha mais com o que se preocupar, concordo.

Mas e as mulheres? Será que há alguma com esse padrão? Não descobri ainda. Mas li que Angelina Jolie adora o estilo minimalista e gosta dos tons neutros como preto e branco. Ela diz que seu guarda-roupa é praticamente todo no mesmo tom porque é mais prático e ela não perde muito tempo para  se vestir. Isso seria possível?



Uma coisa é certa: gastamos muito tempo pensando no que vestir todos os dias. Homens e mulheres já no dia anterior começam a pensar na roupa, acessórios (acho que nessa parte só as mulheres), como vai estar o tempo, se já não usaram essa roupa recentemente.... Enfim, é uma preocupação que consome muito do nosso tempo e dinheiro, claro.

Acho que os japoneses estão certos, uniformes. Mas e a nossa exclusividade, personalidade?

Bem, o assunto não se esgota mesmo e enquanto isso vou ficando com a minha escolha do dia.
Bjs!